Dicas para falar bem em público




Lendo os comentários sobre o tema da semana passada – medo de falar em público – pude ver que o maior medo da humanidade se confirma também entre nossas leitoras. Muitas têm contado que é difícil vencer esse medo, que alguns chamam de timidez, mas que estão se empenhando para ultrapassar essa barreira.


Como contribuição a esse empenho, pesquisei alguns sites especializados em oratória e separei 10 dicas para se falar bem em público. A ideia não é que você se transforme em uma palestrante ou oradora, mas que use as técnicas no seu dia a dia, quando, por exemplo, fizer uma apresentação no colégio ou faculdade, ou tiver que expor uma ideia em uma reunião de trabalho.


Se você tiver mais alguma dica a acrescentar a esta lista, não hesite em publicá-la aqui nos comentários, pois dessa forma você poderá ajudar a muitas leitoras.


1) Conhecer bem o tema sobre o qual você quer falar é uma das dicas mais importantes. Estude bem o assunto e tente ter dois planos de apresentação: um deles mais objetivo, para o caso do tempo de apresentação ser menor do que o esperado, e outro mais detalhado, caso o assunto desperte maior interesse e aumente o tempo de apresentação. Você pode discorrer rapidamente sobre cada tema e, depois, voltar detalhando um a um.


2) Prefira usar roupas confortáveis, de preferência que já tenham sido usadas antes, principalmente o calçado. Não vai ser bacana ir com um sapato novo e descobrir, em cima da hora, que ele aperta o seu calo!


3) Se você tiver oportunidade de fazer um ensaio da apresentação para alguns amigos ou familiares seria ótimo. Se não tiver como apresentar para algumas pessoas, use a técnica do espelho e faça ensaios observando como você se porta em pé, como se posiciona e gesticula e vá ajustando sua expressão corporal.


4) Leve os pontos principais da sua apresentação anotados em fichas. Coloque os títulos e frases principais em destaque, para usar na apresentação objetiva e, abaixo, um detalhamento sobre cada tema, caso a apresentação se estenda. As anotações poderão lhe proporcionar mais segurança, pois caso dê algum “branco”, você pode consultá-las.


5) É muito importante que você esteja calma e tranquila, então tente chegar bem antes ao local, evitando atrasos, aborrecimentos no trânsito ou qualquer contratempo que possa aumentar a tensão.


6) Se tiver que citar algum texto ou mensagem de terceiros, leve-a impressa também. Textos a serem citados podem ser lidos diretamente sem problemas, não é preciso decorá-los.


7) Normalmente, o início é a parte mais difícil, então tente ficar calma e tranquila antes de subir ao palco ou ir à frente do público. Se você conhecer bem o tema, não precisará ficar decorando como vai começar a falar nos minutos anteriores ao início. Use-os para se manter tranquila e pensar em coisas agradáveis.


8) Quando se posicionar diante das pessoas, não é preciso ter pressa para começar. Acerte suas notas, se houver microfone, ajuste da melhor forma, respire devagar e tente ficar o mais confortável possível. Se for sua primeira vez e estiver sentindo um certo nervosismo, você até pode dizer ao público que é sua primeira vez e que fará o possível para que sua fala seja agradável e útil a todos. Isso pode ganhar a simpatia das pessoas, pois verão que você está tentando superar um desafio.


9) Sempre considere a possibilidade de ter que responder a perguntas do público. Se você não entendeu ou não ouviu bem a pergunta (ou quer ganhar tempo para responder), peça para reformular. Se não tiver a resposta na ponta da língua, uma boa técnica é repetir toda a pergunta e, depois, começar a formular a resposta.


10) Se, em algum dos temas, mesmo com as anotações, você tiver um “branco”, não se desespere. Repita as últimas frases para tentar lembrar a sequência. Se não der certo, diga que voltará depois ao assunto. Se até o final da apresentação você ainda não tiver lembrado, provavelmente o público também não vai cobrar…


Patricia Lages





Fonte: http://www.cristianecardoso.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testemunho da Esposa do Bispo Renato Maduro

IURD : 34 Anos Salvando Vidas

O Silêncio de Deus Fala Mais Alto